terça-feira, 22 de setembro de 2009

ESPECIAL LOGO DAS EMISSORAS COM RECORD

 

RECORD...A EMISSORA QUE MAIS MUDOU SUAS LOGO MARCA

Atualmente com o slogan “JORNALISMO VERDADE”, a Rede Record sofreu várias mudanças que culminaram em uma emissora forte e poderosa que possui o objetivo de se tornar a principal do país. Mesmo sendo a mais antiga em atividade, ela só começou a construir uma marca sólida a partir da década de 90. Analisando a trajetória de evolução de sua identidade visual ao longo de seus 55 anos, podemos acompanhar também um pouco da história da emissora e da própria tevê.


Evolução da Marca

Em 1953, Paulo Machado de Carvalho inaugurou a TV Record e com ela, a sua primeira marca formada por uma rosa dos ventos sob a sigla “TV” em perspectiva. Logo abaixo desse símbolo temos a palavra Record em destaque. A marca, mesmo sem a ajuda da computação gráfica, simulava um 3D, ás vezes até com luz e sombra, claramente inspirado em algumas marcas do cinema. Um problema encontrado era a falta de uma unidade entres as aplicações da marca. Havia variações de proporção entres os elementos, diferenças de lettering, etc. Isso combinava com a inexperiência que a televisão possuía na época.

primeira marca e lucy

Marca da Fachada do prédio da TV Record e a garota propaganda Lucy Reis ( 1958 )

O conceito da rosa dos ventos coincidentemente (ou não) foi utilizado também como a primeira marca da TV Globo, sua atual principal concorrente. Talvez a idéia de utilizar esse símbolo estivesse ligada a idéia de evidenciar os novos rumos e direções que e televisão acabara de trazer. Além de mostrar que o veículo seria o principal responsável pela transmissão nos quatro cantos do país.

primeira marca e mascote

Marca e Mascote na década de 50.

Como se pôde notar, a intenção inicial estava mais ligada à divulgação do veículo televisor, do que propriamente da empresa em si. O responsável em transmitir a imagem e identidade da TV Record ficava por conta de um simpático tigre, oriundo do símbolo da rádio Record. A utilização de mascotes já não era inédita, e sim uma tendência na época. O indiozinho da TV Tupi e o casal Rita e Paulinho da TV Excelsior já faziam sucesso, conseguindo simpatia entre as crianças, principal alvo das tevês para capturar o público familiar.

Na década de 70, a concorrência aumentava e a estratégia mudava. A necessidade não era mais divulgar o veículo, mas sim onde o canal era transmitido. Com isso, a TV Record abandonou a rosa dos ventos e introduziu o “7”, número do canal da emissora. O lettering ganhou serifa e perdeu o 3D, tornando‐se mais tradicional. Essa perda de expressão de sua identidade visual reflete a decadência, depois de um período de pleno sucesso, que enfrentava a emissora com os incêndios e a invasão dos programas da TVS (atual SBT).

Essa pouca expressão culminou no ano seguinte com a mudança da marca, mas sem perder o foco estratégico. A palavra Record recebeu um lettering mais moderno, delicado e sofisticado, baseado no conceito minimalista, tendência na época. Além disso, a palavra “TV” é eliminada e o sete é incorporado ao logotipo, dentro da letra “O”, mais precisamente.

Durante a década de 70, esse logotipo recebeu várias interferências que traziam uma identidade confusa, evidenciando ainda mais o contínuo declínio da emissora. Primeiramente, foi agregada ao logotipo uma torre de transmissão. Talvez para valorizar o pioneirismo da TV Record em transmitir programas ao vivo.

Depois, foi a vez do famoso tigre se tornar o símbolo da Record. Logo em seguida, a marca ficou mais abstrata e complexa. Apesar da falta de referências bibliográficas sobre a inspiração ou significado, o novo símbolo parecia representar a pupila de um olho. Nesse momento a sigla “TV” volta a precedir o termo Record.

Com a televisão em cores se firmando por volta de 1975, o logotipo do canal teve uma solução interessante. Ele recebeu as cores‐luz RGB nas letras COR da palavra “Record”. A marca ganhou um significado mais rico, afirmando de forma indireta que a “Record teria mais cor”. Esse siginificado ganhou ainda mais força já que foi a TV Record (com a ajuda da TV Difusora de Porto Alegre) a prioneira oficial na transmissão em cores realizada em 19 de fevereiro de 1972, com as imagens da Festa da Uva de Caxias do Sul.

Na década de 80, a emissora vivia um dos seus piores momentos. Ela se tornara praticamente uma retransmissora da programação da TVS. A identidade com isso mudou totalmente. O símbolo transformou‐se em um arco-íris e o logotipo ficou mais pesado (agora novamente sem o “TV”). As listras que formavam esse arco‐íris lembravam muito os tubos coloridos que compunham o círculo da própria TVS. Coincidência ou não, a ligação entre as duas emissoras estava graficamente representada.

comparação tvs e record

Comparação das marcas da Record e da TVS na década de 80.

Porém o arco‐íris não durou muito. Com o progresso da computação gráfica, iniciou‐se o 3D e a estética “Hans Donner”. Surgiu então um símbolo dourado composto por quatro prismas levemente arredondados formando uma espécie de olho estilizado (mais uma vez o olho!). Com a paleta dourada, a Record revelou seu lado tradicional, diferenciando‐se do mundo moderno, arredondado e prateado da Rede Globo.

A partir da compra da emissora em 1990, pelo bispo Edir Macedo, a TV Record se tornou Rede e recebeu um pesado investimento, ficando evidente o seu interesse em tornar-se forte e disputar a audiência com os principais canais: Rede Globo e SBT. O olho dourado foi substituído por uma esfera azulada envolta por três “escamas”, cada uma com uma a famosa cor RGB. A esfera, então, seria uma clara estilização do mundo envolto pela televisão, representada pelas escamas. Em 94, as escamas e a esfera ficaram prateadas, uma evidente aproximação com a identidade visual da Rede Globo.

Embora as vinhetas institucionais continuassem com a tendência estética futurista dos vidros, metais prateados e luzes iniciada por Hans Donner, permeando praticamente todas as emissoras, o dourado volta a ser o elemento diferenciador na Rede Record no ano de 2000. O canal volta então a ganhar um ar mais tradicional, condizente até com o seu próprio histórico.

Contudo, a referência da Rede Globo como uma emissora moderna e de qualidade continuava fortemente presente. E na tentativa de aproximar‐se desses atributos, a Rede Record começou a construir um padrão visual de seus programas muito semelhante (ás vezes quase idênticos) ao da sua concorrente. Em 2003, a marca perdeu a palavra “Rede” e, em 2005, o dourado é trocado por uma paleta mais viva e colorida. Além disso, a esfera, na intenção de tornar a marca mais legível e icônica, transformou‐se definitivamente no mundo com todos os seus detalhes.

Em 2008, com a era da tevê digital, o globo perde detalhes e a paleta cromática volta a se assemelhar a da marca de 1990. Assim, a Rede Record finalmente encontra um caminho com uma identidade mais forte, moderna e mais madura, construída nesses últimos 18 anos. Para ela, esse caminho é o da liderança. Mas não se pode negar que ela não deixou de se espelhar em seu principal obstáculo para isso.

Vinheta dos anos 80

Vinheta de 1987

Vinheta dos anos 90

Vinheta 2005

Vinheta de 2008

Todos os direitos: http://audienciadetv.blogspot.com/2008/11/logo-das-emissoras-part1-com-record.html

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